05 Dicas para perder a vergonha na hora de gravar vídeos

Seja para vender um produto, anunciar um serviço ou defender seu ponto em uma videoconferência de trabalho, boa parte dos profissionais de hoje tropeça na necessidade de aparecer diante das câmeras. Mas não entre em pânico! Separei 05 dicas (a 4ª vai mudar a sua vida) que vão deixar tudo mais leve.

Por que você PRECISA aprender a ficar confortável na frente das câmeras?

Quantos amigos seus passaram a usar o perfil do Instagram para fins profissionais nos últimos meses? A menos que você esteja vivendo em um retiro ou em uma tribo distante, você provavelmente notou que a mídia social está ganhando outros propó$itos ultimamente.

Além dos Reels, Stories e IGTV, os vídeos na internet ganharam destaque na vida de boa parte dos profissionais durante a pandemia com as conferências no Skype, Microsof Teams, Zoom e outras plataformas semelhantes. Fato que é que quase ninguém está 100% livre das câmeras frontais no dia a dia.

Se confiarmos na velha estatística de que 93% da comunicação é não verbal, vamos perceber que aprender a ficar bem no vídeo é essencial para o sucesso profissional. Saber modelar seu tom de voz, suas expressões faciais e sua linguagem corporal vai te ajudar a ir mais longe na carreira e na vida.

“Mas eu tenho muita vergonha de aparecer”

Eu estaria milionária se ganhasse R$ 1 toda vez que ouço alguém me dizer essa frase. Muitas mulheres e homens ficam petrificados com a ideia de ir para a câmera. Para muitos de nós, nossos rostos e aparência em geral se tornaram algo que tememos e controlamos – nos desmarcando nas fotos do Facebook, não saindo de casa sem maquiagem, por exemplo. É por isso que a ideia de estar pronto para a câmera sempre que quiser conversar com o público pode ser totalmente opressora. E as repercussões por não aparecer perfeito – seja em uma casa bagunçada, com a cara lavada ou com um humor péssimo depois de uma noite ruim – parecem que podem ser tremendas. A vida já não nos mostrou que somos julgados tanto por nossa aparência? E se as pessoas pararem de nos seguir ou pararem de usar nosso serviço depois de eu aparecer boba em um vídeo?

Esse é um medo real e que não posso te convencer de ignorar facilmente. Mas também não consigo deixar pra lá a vontade de te ajudar a superar isso. As recompensas por falar diretamente para a a câmera podem ser enormes. E se tem uma coisa que aprendi na vida é que não podemos nos conter por medo de desagradar os outros. Iremos desagradar aos outros, não importa o que façamos, certo? Algumas pessoas apenas vivem em busca de coisas que desagradam (alô, haters!). Sim, se esconder nos expõe a menos julgamentos, mas também não contribui para nenhum crescimento, nenhuma aventura e nenhuma diversão. 😉

“Estou quase convencido. Fale mais…”

Falar com frequência, cara a cara com seus seguidores (ou seu chefe ou seus colegas de trabalho) cria conexão. Esse tipo de conversa permite que as pessoas tenham um contato mais real com você, em vez da versão pura e polida que muitas vezes postamos no Instagram.


Se você tem um negócio, ou espera ter, existe o velho ditado que diz que as  pessoas compram de pessoas . Se o seu público pode ver você regularmente, ele passa a conhecer você. E, assim que o usuário te conhece bem, ele confia em você o suficiente para investir em seus produtos ou serviços.

Se nada mais te convence, eu vou recorrer a um dos meus gênios favoritos:

“80% do sucesso consiste em se fazer presente”

Woody Allen, cineasta

Existe um poder em simplesmente ser visto. Ser ouvido, ocupar espaço e se recusar a ser diminuído por todo o medo e pressão que o mundo pode colocar sobre nós, já te deixa em grande vantagem na sociedade. Para nós mulheres, a ideia de poder falar é ainda mais simbólica e bonita. Temos uma voz com a qual gerações de mulheres antes de nós só poderiam sonhar. Com a internet, podemos expor nossa opinião a qualquer hora e transmitir nossos valores e experiências para o mundo inteiro . É o privilégio mais LINDO! Abster-se de usá-lo porque tememos não parecer bonitas o suficiente é exatamente o tipo de silenciamento contra a qual gerações de feministas têm lutado.

OK. Hora das dicas!

• Planeje o que você dirá. Você não precisa escrever um roteiro profissional ou nada parecido, mas saber o que você quer dizer com antecedência já ajuda muito. Dominar o assunto a ser falado traz segurança na hora de gravar ou entrar ao vivo. Você sente que tem uma certa estrutura, um caminho para onde quer ir.

• Fale sobre algo que importa e tenha clara a importância disso pra você mesmo. A história que você vai contar é engraçada, interessante, identificável, útil? Se você nem você tem certeza do valor do que você quer falar, fica difícil transmiti-lo para os outros.

• Menos é mais. Por que os vídeos curtos viraram uma febre na internet? É tanta informação circulando que as pessoas não têm mais paciência para ver vídeos enormes. Você mesmo pula fora dos stories daquele amigo ou celebridade que posta dezenas de trechos por dia, não é? Então, na hora de gravar seu vídeo (ou falar em uma reunião), vá direto ao ponto.

• Seja casual. Por que temos a terrível mania de tentar virar outra pessoa quando estamos diante de uma câmera? O seu vídeo vai funcionar muito mais quando você passar a falar com a câmera como se estivesse falando com seus amigos. Não é pra usar palavras difíceis ou mudar a voz. Seja você mesmo. Quanto mais natural, melhor.

• Lembre-se que é um processo. Ninguém espera que o seu primeiro vídeo seja perfeito. Tem coisas que você só aprende e melhora com a prática. Quanto mais você adiar o seu início, mais tempo vai levar para que você ganhe confiança e consistência. Comece hoje mesmo, com o que você tem. Grave, reveja, poste, espere o feedback de quem realmente gosta de você e trabalhe em cima do que você pode melhorar. Você só vai encontrar seus pontos fracos quando finalmente começar a apertar o rec.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: