Como fazer um presente para o Dia das Mães: 07 ideias de mimos criativos e totalmente virtuais

Esse post é para você que tem pavor de trabalhos manuais, mas acredita que o “Faça Você Mesmo” tem um grande valor na hora de presentear pessoas queridas. Separei 07 ideias de presentes criativos para você fazer e entregar para sua mãe no conforto do seu lar. #fiqueemcasa

Mais um Dia das Mães em quarentena

Mesmo quem está saindo para trabalhar ou quem já está com os pais vacinados deveria se preocupar em ter um um Dia das Mães cuidadoso. Ainda sabemos muito pouco sobre o coronavírus e, se já aguentamos até aqui, não custa tanto dar uma segurada no fogo e comemorar a data em segurança. Para ajudar os migs que compartilham desse pensamento, eu juntei aqui umas ideias para que o seu Dia das Mães continue especial. Esse post é para você que:

  • Não quer ir ao shopping de máscara e, mesmo assim, arriscar pegar covid
  • Já se acostumou a viver sem contato com outros seres humanos e não se imagina numa loja física ainda (sou só eu?)
  • Quer surpreender a mãe de maneira criativa de verdade
  • Tem horror aos presentes que poderiam estar naquele Tumblr “é sustentável, mas é horrível” (quem conhece essa página tem meu respeito eterno!)
  • Está sem dinheiro (e nem tem uma guitarra pra vender) pra comprar um presente caro e mandar entregar na casa dela
  • Não tem saco ou talento para artesanato ou trabalhos virtuais
  • Acredita que sua mãe merece um presente que deu o mínimo de trabalho para ser escolhido e preparado, em vez de umas flores que você encomenda na internet, já que ela te carregou 09 meses, pariu e aguentou seus chiliques a vida inteira

Se você se identificou com um ou mais desses pontos, bora ver essas dicas e arrasar.

01. Eternize o céu do dia em que tudo mudou

Quem nunca ouviu uma mãe dizer que tudo mudou a partir do dia em que o filho nasceu? Principalmente se você é o primeiro filho (que é meu caso), o momento do seu nascimento é um dos mais importantes da vida da sua mãe. Uma maneira muito fofa de eternizar esse instante é presentear sua mãe com um retrato do céu na hora exata do parto.

Talvez você já tenha visto na internet algumas empresas que vendem quadros com essa imagem personalizada. Mas eu vou te ensinar a fazer um presente bem parecido, mas DE GRAÇA.

Reprodução do céu no dia, hora e local do meu nascimento. Créditos: GreaterSkies.com
  • Entre no site GreaterSkies.com e preencha os dados do seu nascimento. Eles pedem local, dia e hora exata
  • Na próxima página, você pode colocar uma mensagem. É opcional.
  • Depois, eles dão a opção de um dowload pago em alta resolução (para impressão) ou você pode baixar uma amostra. Escolha a opção download a high resolution sample, escolha o tamanho A4 e clique em download para baixar
  • Você vai receber uma arte com uma marca d’água da empresa
  • IMPORTANTE: Mesmo sendo uma amostra, o site permite que você baixe a imagem e use como quiser, inclusive personalizando a arte sozinho. O que você NÃO pode fazer (para respeitar os direitos autorais) é uma impressão profissional em alta resolução
  • DICA BÔNUS: Para o presente ficar bonito, eu retirei a marca d’água usando o app Retouch, como eu mostro nas imagens abaixo (se tiver dúvidas de como fazer, me fala! Eu explico com mais detalhes).
Retirando a marca d’água da arte com aplicativo Retouch
  • DICA BÔNUS 2: Eu usei o Canva para escrever uma mensagem personalizada diferente da que o site permite escrever. Você pode, inclusive, incorporar outros elementos na arte final. Deixe a imaginação fluir.

“Mas como entregar o céu para a minha mãe?”

Bom, essa parte fica com você! Há muitas maneiras de finalizar o presente. Pessoalmente, acho que as mais legais são: enviar pelo WhatsApp ou E-mail com uma mensagem fofa ou imprimir em casa mesmo; imprimir em tamanho 10×15 e colocar em um porta-retrato; enviar um QR code para que ela possa escanear e abrir a surpresa. Aliás, a entrega por QR Code é minha ⚡FLASH TIP⚡, que tá lá no finzinho do post.

02. Um vídeo REALMENTE criativo

Minha irmã fez aniversário na primeira semana da quarentena, ainda em 2020. O presente que eu preparei para ela no dia se tornou o mais batido de toda a pandemia: um vídeo com mensagens. Não me arrependo de ter caído na armadilha do básico, porque naquela semana o presente que entreguei ainda era original, autêntico. Hoje eu já reviro os olhos quando vejo alguém encomendando esse tipo de surpresa. Para mim? JÁ DEU. Mas eu confesso que os vídeos ainda têm um lugar bem especial no meu coração quando o assunto é preparar uma surpresa, só que agora é necessário se destacar para realmente impressionar com o vídeo-presente.

“Eu não sou criative. Me dá umas ideias de vídeo aí”

A parte mais legal, para mim, é ter a ideia do vídeo. Mas entendo que você pode estar sem inspiração (ou tempo, ou paciência, ou vontade) e separei alguns tipos de edições simples que podem te ajudar na hora de criar um presentão inesquecível!

  • Objetos saindo da tela: Sabe aquele efeito que você tira algo da tela da TV ou do computador? Você pode gravar um vídeo “materializando” flores ou algum outro presentinho para a sua mãe. No Youtube tem vários tutoriais para você aprender. Um bem fácil é esse aqui, que usa a tela do próprio celular.
  • Desenho feito à mão animado: Você pode contar uma história através de desenhos simples. Enquanto isso, deixe sua câmera do celular filmando, na mesma posição. Depois é só apagar os trechos em que sua mão aparece e pronto! Fiz um exemplo bem simples para vocês entenderem (VEJA AQUI), mas a ideia é caprichar no roteiro e no desenho (eu não tenho essa capacidade).
Frame do desenho animado. Assista AQUI para entender.
  • Mensagem escrita: O mais simples de todos, mas não menos especial. Deixei o celular filmando enquanto você escreve em um papel a mensagem. Depois é só editar com uma música por cima e tá lindo!

Tem alguma outra ideia de edição criativa? Deixe lá na caixinha de comentários!

03. Playlists são os novos CDs personalizados

Na minha família, música sempre foi algo presente. O apelido que meu pai deu para a minha mãe enquanto eles namoravam (e que ele usa até hoje!) veio de uma canção dos Novos Baianos. Uma das histórias que minha mãe mais conta sobre a minha infância é de quando ela me levou a um show pela primeira vez. Eu poderia passar o dia aqui dando exemplos de como a música é importante nas nossas vidas. Se o mesmo acontece com a sua história com a sua mãe, que tal preparar uma playlist especial para ela no Dia das Mães.

  • A primeira ideia de playlist é a mais óbvia e simples. Entre no Spotify ou outra plataforma de streaming que você utiliza e, simplesmente, crie uma playlist com músicas que sua mãe gosta ou que tragam boas lembranças sobre a vida de vocês. Depois é só enviar o link para sua mamãe.
  • A segunda dá um pouco mais de trabalho, mas é bem divertida. Aqui, você faz uma playlist se preocupando mais com o nome das músicas. Elas precisam, juntas, formar uma mensagem. Fiz uma pequena, de teste, só para você entender do que estou falando:
“Estou aqui porque te amo. Você sempre será meu abrigo. Mãe, te agradeço por quem tu és” é a mensagem que escrevi para ela através da playlist. 🙂

04. Cinema em casa

Eu não conheço ninguém que esteja frequentando cinemas hoje em dia, por conta dos riscos da pandemia. Minha mãe ama ver um bom filme e foi daí que tive a ideia de proporcionar uma experiência de cinema em casa. Aliás, o tipo de presente que eu mais gosto de dar é experiência. Já dei de presente para o meu marido um passeio de Ferrari quando viajamos para Florença, na Itália (posso contar detalhes dessa aventura um dia por aqui). Como especialista (hahaha) em proporcionar experiências inesquecíveis, a minha dica é: gaste tempo tentando deixar tudo mais especial.

  • Escolha o filme que você quer dar de presente. Se sua mãe for daquelas que já zerou a Netflix, compre um lançamento no Play, do Google. O legal é que você pode comprar um gift card (online mesmo) e já enviar para ela com a sugestão de filme na mensagem. Para comprar um cartão-presente do Google, é só entrar aqui.
  • Com o filme escolhido, capriche nos acompanhamentos: pipoca de cinema, refrigerante e doces. Se você conseguir mandar tudo junto em uma caixinha, ela vai amar ainda mais.
  • DICA BÔNUS: O Cinemark lançou a pipoca incomparável deles em versão microondas. Eu ainda não provei, mas dizem quem é maravilhosa mesmo. Vai dar aquele cheirinho de cinema que eu tenho certeza que sua mãe está sentindo a maior falta também (não é possível que seja só eu!).
Pipoca do Cinemark vende nas Lojas Americanas, Mercado Livre. Bem fácil de comprar online.

05. Assinatura: o presente com a maior duração

Teve uma época que os clubes de assinatura viraram febre. Entre os mais famosos (pelo menos para mim), está a GlamBox. Ela funciona assim: você assina, preenche um cadastro básico e recebe todo mês uma seleção de produtos de beleza com a sua cara. Eu amo quando a minha chega. Primeiro por amar presente mesmo (dá aquela sensação de “recebidos de blogueira”!) e depois porque eu acabo conhecendo produtos muito bons. O preço da assinatura é muito baixo em relação aos produtos que recebo. Vale muito a pena.

Esse tipo de presente funciona para QUALQUER TIPO DE MÃE. Existe uma infinidade de tipos de assinaturas hoje em dia. Eu duvido que você não encontre alguma que combine com o estilo dela. Vou listar algumas legais:

  • Caixinha de beleza: a melhor, sem dúvida, é a Glambox. Se for assinar, usa o meu cupom de desconto. É só acessar o site clicando aqui.
  • Clube de vinho: há várias opções no mercado. A ideia é a mesma. Todo mês sua mãe vai receber a quantidade de vinhos que você contratou. São sempre produtos diferentes e a experiência é nova toda hora. Não vou repetir isso em todos os itens…
  • Livros
  • Produtos orgânicos
  • Petiscos para pets
  • DICA BÔNUS: Além das caixinhas, você também pode assinar para a sua mãe outro tipo de serviço para fazer em casa. Alguns exemplos: academia (aulas virtuais), streaming de video ou música, revistas eletrônicas, etc.

06. Que tal aprender algo novo?

Talvez esta seja a minha ideia favorita de presente. Durante a pandemia, eu aprendi TANTAS coisas novas. Por algumas eu realmente me apaixonei, como o piano (teclado, na verdade). Outras foram muito boas para passar o tempo (fiz uma oficina de desenho de mandalas). E outras foram interessantes e com certeza vão me ajudar a longo prazo (eu comecei a estudar árabe!!!!).

A minha mãe também tem aproveitado a quarentena para fazer alguns cursos online, mas são todos profissionais, na área dela. Se eu fosse presenteá-la com um curso, escolheria algo mais leve, para que ela pudesse se distrair. Listei aqui também algumas ideias de cursos e Ebooks, mas sabemos que a internet está CHEIA de ofertas. Tem para todos os gostos.

  • Intensivo sobre vinhos: Para quem quer aprender as principais informações básicas de vinhos de forma rápida e sem frescura. Tudo o que você precisar saber!
  • Cozinhar e Arrasar: Esse é um guia para quem não quer perder tempo na cozinha, mas quer impressionar com uma refeição. São 60 receitas práticas e rápidas.
  • O poder do chá de sumiço: Quem curte um livro de autoajuda sobre relacionamentos vai adorar esse aqui.
  • Terapia Holísita: A ideia é ter uma formação como terapeuta holístico. Quem estuda aprende 16 práticas holísitcas e pode trabalhar usando a energia do bem.
  • Robô Investidor: Esse aqui é para quem quer aprender sobre investimentos. A proposta do curso é fazer seu dinheiro render mais de maneira mais simples e automática.
  • Design gráfico: Sua mãe tem um negócio e quer vender mais usando a internet? Esse curso ensina o básico para fazer artes com potencial de atrair o público nas redes sociais.
  • Negócio online: Se ela ainda não tem um negócio online, mas deseja ter, que tal um curso que ensina os primeiros passos?
  • DICA BÔNUS: O site Coursera.org tem milhares de cursos grátis ou baratos. Tem para todos os gostos. Vale a pena conferir.

07. Você pode levar sua mãe onde ela quiser, sem sair de casa

A pandemia iniciou a Era das Lives. Confesso que eu reviro os olhos quando ouço essa palavra hoje em dia, mas nem sempre a ideia é chata e repetida. No início da quarentena, lembro de ter assistido a um espetáculo especial do Cirque Du Solei (que ainda está disponível aqui) e me encantei com as possibilidades que esse tipo de evento poderia nos trazer não só na época de isolamento, mas para sempre mesmo. A minha última ideia de presente, de novo, valoriza as experiências.

Além das apresentações como a do Cirque du Solei, muitos teatros abriram suas portas para o mundo. Eu defendo que, se você puder pagar, opte sempre pela versão paga dos eventos. É assim que vamos incentivar que o trabalho continue existindo e que podemos apoiar a cultura, a arte, nesse momento tão complicado.

Com uma busca rápida no Google, você certamente vai encontrar eventos culturais totalmente virtuais. Vou listar alguns aqui para clarear sua mente.

  • Teatro
  • Circo
  • Ballet
  • Shows musicais
  • Passeios turísticos
  • Degustação de vinhos
  • Museus

Enfim, há um pouco de tudo. Algumas experiências são muito melhores do que você imagina. Há degustações de vinho, por exemplo, que conseguem fazer com que você realmente se sinta fora de casa. Esse também é um assunto que eu tenho vontade de falar aqui. Se você tiver interesse, deixa lá nos comentários!

Cirque Du Solei

⚡FLASH TIP ⚡

QR Code: qualquer mensagem fica mais especial com essa entrega

Eu não sei se a mãe de vocês é assim, mas a minha acha graça em qualquer tecnologia. Quando minha irmã comprou a Alexa (na verdade a Echo Show da Amazon), minha mãe pirooou. Ela achava tão incrível perguntar coisas aleatórias para uma caixinha e ouvir respostas. A outra função que ela amava era pedir músicas. Bom, se esse é o caso da sua mãe, tenho certeza que qualquer coisa que você envie por QR Code vai ganhar um ar de tecnológico e bastante multiplicar o valor da mensagem.

Para fazer a mágica acontecer é bem simples. Hospede a mensagem em uma plataforma que gere um link (pode ser YouTube, Instagram, Facebook…). Depois, é só entrar nesse site aqui.

Se você quiser gourmetizar ainda mais o seu presente, experimente gravar um vídeo e inserir o QR Code na tela (do jeito que o Tiago Leifert fazia no Big Brother). Quem não souber fazer essa edição me avisa! É muuuito simples e você nem precisa de computador. Só celular mesmo. Depois, é só exibir o vídeo na TV e deixar sua mãe apontar o celular dela para receber a surpresa. Você vai ARRASAR!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: